Brasil registra 960 mil pedidos de seguro desemprego em maio, com alta de 53%

Números foram divulgados nesta terça-feira pelo Ministério da Economia. A Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia informou nesta terça-feira (9) que o número de pedidos de seguro-desemprego somou 960.258 em maio deste ano. Isso representa uma alta de 53% na comparação com o mesmo mês do ano passado – quando foram feitos 627.779 pedidos.
Pandemia do coronavírus
O aumento dos pedidos acontece em meio à crise na economia provocada pelo avanço da pandemia do coronavírus – que foi oficialmente declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março.
Os estados brasileiros começaram a anunciar medidas de distanciamento social, progressivamente, a partir de meados de março – quando o Distrito Federal anunciou a suspensão das aulas.
Em 13 de março, São Paulo e Rio de Janeiro anunciaram medidas para limitar a circulação e a concentração de pessoas. Aulas e eventos públicos foram suspensos, e as medidas de contenção do novo coronavírus foram sendo ampliadas nas semanas seguintes pelos estados da federação.