Presos eram extorquidos por advogados para conseguir transferências entre presídios de Alagoas, diz Polícia Civil


Três advogados foram presos na operação Bate e Volta e um se apresentou à polícia. Todos conseguiram na Justiça o direito de responder pelas acusações em liberdade. Operação investiga advogados envolvidos em esquema para beneficiar presos
Os delegados Gustavo Henrique e José Carlos, que investigam o envolvimento de advogados em um esquema criminoso para conseguir transferências de presos, revelaram nesta sexta-feira (5) como os profissionais atuavam.
Três advogados foram presos e um se apresentou à polícia. Todos os quatro conseguiram na Justiça o direito de responder pelas acusações em liberdade. O delegado Gustavo Henrique disse que a Polícia Civil está convicta de que um dos quatro não participava do esquema.
“Dos quatro advogados investigados, no momento, estamos convictos que um deles não participava e nós entendemos que ele não será indicado. Um só. Os outros três devem ser”, contou.
O delegado contou que a polícia juntou provas, incluindo áudios fornecidos pelos próprios presos. Ele disse que a investigação mostrou que os advogados extorquiam os presos.
“Os advogados procuravam reeducandos, vendiam para eles informações de que poderiam facilitar junto a Vara de Execuções Penais ou o MP que conseguiriam fazer transferência para Maceió. E para isso cobravam determinada quantia. Juntamos provas, inclusive alguns áudios fornecidos pelos próprios reeducandos”, disse.
O delegado José Carlos falou sobre os crimes cometidos pelos advogados. Ele disse que o inquérito vai ser encaminhado para a Justiça.
“Eles responderão por tráfico de influência ou exploração de prestígio, mas estamos analisando cada fato, associação criminosa e crime de extorsão, disse.
“Ontem se apresentou o advogado, mas enquanto interrogávamos, ele recebeu alvará de soltura. O inquérito vai ser encaminhado na próxima semana para a Justiça”, explicou.
Delegados Gustavo Henrique e José Carlos comentam investigação de esquema criminoso para transferência de presos em Alagoas
Viviane Leão/TV Gazeta
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas