Começa na quinta-feira, em Maceió, 2ª etapa da testagem em casa da população para Covid-19
Ação é parte de uma pesquisa nacional que tem como objetivo de medir a imunização e auxiliar na criação de políticas públicas que possam combater o novo coronavírus. Pesquisa realiza testagem rápida para Covid-19
Ascom/SMS
A segunda etapa da pesquisa nacional para medir o nível de imunização da população começa a partir desta quinta-feira (4), em Maceió. A pesquisa consiste em fazer uma testagem de voluntários em casa para detectar o novo coronavírus. Os testes são gratuitos e serão realizados até o próximo sábado (6).
De acordo com a Prefeitura de Maceió, o objetivo da pesquisa é auxiliar na criação de políticas públicas mais eficientes no combate à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, baseadas em critérios científicos sobre o comportamento do vírus.
A primeira fase da pesquisa ocorreu em maio com 234 maceionses atendidos, todos entrevistados e testados, e quatro testes deram resultados positivos. O teste identifica a presença de anticorpos de infecção mais recente (IgM) e de infecção mais antiga (IgC) através das amostras de sangue coletadas.
Nesta segunda etapa, cercade 250 pessoas serão testadas. A pesquisa será realizada com a aplicação de um breve questionário sobre a existência de doenças preexistentes no entrevistado e possíveis sintomas de coronavírus nos últimos 30 dias, além do teste rápido feito por punção digital. As informações sobre os resultados positivos para a doença serão encaminhados para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A Prefeitura ainda informou que a terceira e última etapa da pesquisa está prevista para 14 dias após a finalização da segunda etapa.
O projeto é realizado pelo Ibope Inteligência, com apoio do Ministério da Saúde e sob coordenação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), município do Rio Grande do Sul.
Initial plugin text