Ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 chega a 100% em São Miguel dos Campos


Crescimento acelerado do contágio fez o Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomendar lockdown em São Miguel e também em Arapiraca, no interior de Alagoas. Ocupação de leitos em Arapiraca ultrapassa 90%
O município de São Miguel dos Campos registrou nesta terça-feira (2) taxa de 100% de ocupação dos leitos intermediários e de UTI criados, exclusivamente, para pacientes com a Covid-19. A informação consta no boletim disponibilizado pela Secretaria de estado da Saúde (Sesau), com dados atualizados às 11h.
Em todo o estado, a ocupação de leitos de UTI é de 79%. Na capital, Maceió, a taxa de ocupação já chega a 80%. A situação também é preocupante em outra cidade do interior, Arapiraca, onde essa taxa chega a 79%.
O contágio acelerado do novo coronavírus levou o Comitê Científico do Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste a recomendar o trancamento compulsório total, chamado lockdown, nas cidades de São Miguel dos Campos e Arapiraca, onde os casos confirmados de Covid-19 cresceram 615% de 12 a 26 de maio.
Na coletiva online desta terça, o secretário da Saúde Alexandre Ayres disse que a colaboração da população deve ser mais importante que o fechamento total nessas cidades. “Não adianta a gente apenas atender a uma recomendação sem fazê-la ser cumprida. O mais importante é que a gente tenha a conscientização da população e amplie a fiscalização. A gente não precisa efetivar o lockdown para fazer cumprir os decretos governamentais”, disse o secretário.
O Comitê ainda demonstra preocupação com outras cidades, mas que já não têm mais recomendação de lockdown. É o caso de Maceió, onde houve um crescimento de 109% dos casos, e de Coruripe (257%), Maragogi (407%), São José da Laje (320%) e Palmeira dos Índios (150%).
O Comitê faz algumas recomendações que podem ser adotadas pelo estado para impedir o crescimento dos números. Na capital, o isolamento social precisa ser mantido para evitar que o influxo de pacientes do interior cause uma sobrecarga no sistema de saúde.
As medidas de restrição em Maceió foram prorrogadas até o dia 12 de junho. Por outro lado, o governo do Estado busca ampliação de novos leitos, com a construção de uma central de triagem e também um hospital de campanha, ambos em Arapiraca, com 60 leitos clínicos.
“Na quarta-feira começaremos a estruturação da central de triagem e estamos finalizando o processo para dar início à estruturação do hospital de campanha”, disse o secretário Alexandre Ayres, em entrevista coletiva online na segunda.
Leito de UTI são necessários para o tratamento de pacientes graves infectados pelo novo coronavírus
Reprodução/EPTV1
Aumento dos casos confirmados e mortes por Covid-19 em maio
Initial plugin text