Portaria que revoga suspensão do Aeroclube de Alagoas é publicada no Diário Oficial da União
Anac havia determinado suspensão após acidente aéreo que matou o cantor Gabriel Diniz e dois pilotos alagoanos.
Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (12) a portaria que revoga a suspensão das atividades do Aeroclube de Alagoas. A suspensão havia sido determinada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)após o acidente aéreo que matou dois pilotos e o cantor Gabriel Diniz em Sergipe, no mês de maio.
O próprio aeroclube já havia anunciado a retomada das atividades na última semana, em seu perfil no Instagram, mas era necessário que a revogação fosse tornada oficial, o que só aconteceu com a publicação da portaria.
O avião PT-KLO, de propriedade do Aeroclube de Alagoas, caiu no dia 27 de maio de 2019, matando Gabriel Diniz e os pilotos Linaldo Xavier e Abraão Farias. À época, a Anac abriu investigação porque havia indícios de irregularidade nas operações do aeroclube.
Embora a aeronave estivesse em situação regular, ela só poderia fazer voos de treinamento ou de instrução, era proibida para o táxi aéreo. O Aeroclube chegou a afirmar que o cantor estava de carona com os pilotos, versão negada pelo pai do piloto Abraão Farias.
A Anac esclareceu ao G1 que revogou a suspensão cautelar das atividades do aeroclube porque o administrador apresentou a documentação das aeronaves e assinou um Termo de Cessação de Condutas.
O aeroclube volta a ter permissão para ministrar cursos, mas continua impedido de realizar serviços de táxi aéreo. Além da revogação do Certificado de Atividade Aérea, a portaria lista os cursos teóricos e práticos que foram autorizados para a instituição:
- Instrutor de Voo de Avião (INV-A)
- Piloto Comercial de Avião/Voo por Instrumentos (PC-A/IFR)
- Piloto Privado de Avião (PP-A)
- Voo por Instrumentos (IFR)