Estudantes e professores fazem ato em defesa da educação em Maceió

Estudantes, professores e servidores públicos participam, na manhã desta terça-feira (13), do ato nacional em Defesa da Educação e Contra as reforma da Previdência e Trabalhista. A manifestação acontece em frente ao principal complexo educacional de Alagoas, no Cepa, em Maceió, e também em Arapiraca, na Praça Luiz Pereira Lima.

Às 8h o grupo se concentrou no Cepa e, por volta de 10h, os manifestantes saíram em caminhada pela Avenida Fernandes Lima em direção ao Centro. O trânsito ficou lento na região.

A dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), Lenilda Lima, disse que a mobilização é contra as políticas de desmonte da educação e dos direitos trabalhistas.

“O ato é uma reação contra os desmandos do governo federal, que se estende nos estados, destruindo a educação pública. Na última ação foram cortados mais de R$ 384 milhões do livro didático”, disse.

Duas equipes da Polícia Militar acompanham o ato.

Os estudantes dizem que estão preocupados com os cortes de verbas para a Educação. “Não há como imaginar um país sem educação. Assim, não faz sentido tantos cortes na educação. Por isso estamos na rua” , disse a estudante secundarista Janaína Soares.

 
MACEIÓ, 10h20: Manifestantes saem em caminhada e ocupam um dos sentidos da Fernandes Lima — Foto: Waldson Costa/G1

MACEIÓ, 10h20: Manifestantes saem em caminhada e ocupam um dos sentidos da Fernandes Lima — Foto: Waldson Costa/G1