Dezenas de motoristas dos ônibus que prestam serviço de transporte escolar para o Governo do Estado participam, na manhã desta quarta-feira (24), de um protesto na Av. Fernandes Lima, em Maceió, para cobrar o pagamento de quatro meses de repasses que estão atrasados.

Por conta da mobilização, os ônibus escolares estão estacionados na faixa azul da avenida, que é um dos principais corredores do transporte público de Maceió; e aulas do maior complexo escolar da capital, o Cepa, estão suspensas.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que expôs através de nota que os atrasos ocorreram por conta das inconsistências nas frequências dos motoristas e que o pagamento será liberado até o começo da próxima semana.

Confira abaixo a nota na íntegra

O trânsito na região está congestionado e equipes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) estão no local orientando os motoristas que seguem da parte alta da cidade para área central.

Segundo o motorista de ônibus escolar, Araújo, a situação ficou insustentável porque apesar de não receber os repasses do governo do Estado, as despesas com o transporte dos estudantes são diárias.

“Precisamos chamar a atenção para o problema porque estamos desde abril sem receber nenhum pagamento e além disso sem nenhuma resposta dos responsáveis. Há gente aqui, como eu, que trabalha dos três horários com transporte e só tem isso para sustentar a família”, falou.

Recorrência

A manifestação dos motoristas de transporte escolar em Maceió acontece um dia após os prestadores de serviço do município de Palmeira dos Índios paralisarem às atividades com o apoio de estudantes para também cobrar o repasse de salários atrasados.

Nota

A Secretária de Estado da Educação adquiriu 100 ônibus com recursos próprios e 30 já estão transportando estudantes do Cepa. Os demais começaram a chegar e ainda esta semana mais 10 veículos atenderão esses estudantes.

Com relação ao pagamento à empresa prestadora de serviço, um dos motivos do atraso do processo de abril foi inconsistências nas frequências dos motoristas apresentadas. No entanto, a Sefaz liberou o recurso e o pagamento deve ser efetuado até o início da próxima semana.

Com relação ao processo de maio, a empresa abriu esta semana. E os poucos dias trabalhados em junho, mês de recesso escolar, o processo ainda não foi aberto.