Novo estudo revela queda no uso de internet por crianças e adolescentes nas escolas
Um estudo recente mostrou que o número de crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos que acessam a internet nas escolas diminuiu em 2025. De acordo com a pesquisa, apenas 37% dessa faixa etária acessa a internet nas escolas, em comparação com os 51% do ano anterior.
Dispositivos utilizados para acesso à internet
O estudo, realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), indicou que o número total de crianças e adolescentes com acesso à internet permaneceu estável em relação aos anos anteriores. Cerca de 92% dessa faixa etária em todo o Brasil são usuárias de internet, o que representa aproximadamente 24,6 milhões de pessoas.
O dispositivo mais utilizado para acesso foi o celular, mencionado por 96% dos entrevistados, seguido pela televisão (74%), computador (30%) e videogame (16%). A maioria dos usuários nessa faixa etária acessa a internet de casa (84%), com atividades como pesquisas escolares, pesquisas sobre temas de interesse, leitura de notícias e informações de saúde.
Neste ano, houve um aumento no número de crianças e adolescentes que nunca acessaram a internet. Em 2025, o total de pessoas nessa faixa etária que nunca acessaram a internet foi de 710.343, um aumento em relação ao ano anterior.
O estudo foi realizado ao longo do ano, ouvindo 2.370 crianças, adolescentes, pais e responsáveis. O Tic Kids Online Brasil é uma pesquisa anual conduzida desde 2012, com exceção de 2020, devido à pandemia de covid-19.