Administração Trump autoriza CIA a intervir na Venezuela para depor Maduro

Casa Branca recusou acordo que daria aos EUA controle da indústria de petróleo da Venezuela

O presidente Donald Trump autorizou a CIA a realizar operações secretas e letais na Venezuela com o objetivo de remover o ditador Nicolás Maduro do poder.

Governo Trump autoriza CIA a agir na Venezuela

De acordo com o The New York Times, Trump deu luz verde para a CIA agir após tentativas diplomáticas frustradas com o regime venezuelano.

A autorização oficial significa que a CIA pode agir sozinha ou em conjunto com uma operação militar, incluindo uma possível invasão do país sul-americano.

O governo chegou a rejeitar um acordo que daria aos EUA controle da indústria de petróleo da Venezuela, optando por buscar a remoção de Maduro por meio da força, seguindo a recomendação do secretário de Estado e do diretor da CIA.

Recentemente, o Departamento de Justiça dos EUA aumentou para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levem à captura de Maduro, o classificando como um dos maiores narcotraficantes do mundo e ameaça à segurança dos EUA.

Governo Trump dá carta branca à CIA para derrubar Maduro na Venezuela

Apesar disso, Trump ainda não tomou uma decisão sobre uma possível invasão militar. O governo americano ampliou sua presença militar no Caribe nos últimos meses, com mais de 10 mil soldados, oito navios de guerra e um submarino na região.

Segundo o The New York Times, o governo também estuda a possibilidade de bombardeios e ataques aéreos diretos na Venezuela, o que poderia resultar em um estado de guerra aberta.

O histórico de interferência dos EUA na América Latina, incluindo o golpe de 1964 no Brasil, levanta preocupações sobre as consequências de uma eventual intervenção militar na Venezuela.

O post Governo Trump dá carta branca à CIA para derrubar Maduro na Venezuela apareceu primeiro em AlagoasWeb.

By Notícias Alagoas

Confira