Starlink se prepara para oferecer serviços de telefonia por satélite no Brasil
A empresa T-Mobile lançou novas funcionalidades para seu serviço T-Satellite de conectividade móvel por satélite em parceria com a Starlink nos EUA. Essa expansão inclui a compatibilidade de novos aplicativos, como o WhatsApp, para uso fora da rede celular tradicional.
WhatsApp com sinal de satélite da Starlink, sem necessidade de antena
Com essa novidade, os usuários poderão realizar chamadas de voz, vídeo, enviar mensagens de texto e compartilhar imagens pelo WhatsApp mesmo em áreas sem conexão celular.
A rede social X (antigo Twitter) também poderá ser acessada com essa nova fase. Os usuários terão disponíveis posts, vídeos e GIFs, com a opção de controlar o carregamento de mídias em alta resolução para economizar dados.
Outros aplicativos que também serão compatíveis incluem o AllTrails para rotas de trilhas, AccuWeather para previsão do tempo, CalTopo para mapeamento de áreas remotas, e o T-Life para suporte técnico do T-Satellite.
Esses novos aplicativos são ideais para aventureiros que buscam áreas sem cobertura de rede celular, permitindo o acesso a serviços de emergência quando necessário.
T-Satellite traz comunicação via satélite para o celular
O serviço T-Satellite foi lançado oficialmente em julho deste ano, após testes com 1,8 milhão de usuários. Ele tem como objetivo oferecer conectividade via satélite para aplicativos do cotidiano em situações “off-grid”.
Inicialmente, o serviço incluía apenas mensagens de texto e a comunicação com o 911, linha de emergência dos Estados Unidos. No entanto, foi expandido para incluir MMS, Google Messages, Pixel Weather, Apple Music, Samsung Weather e outros aplicativos.
A T-Mobile relatou que a resposta inicial ao serviço foi positiva. O acesso ao T-Satellite está incluído nos planos premium da operadora e também está disponível para outros usuários por uma taxa mensal de US$ 10 (cerca de R$ 53).
A Starlink está mais próxima de oferecer seus serviços de telefonia por satélite no Brasil, graças às novas regras da Agência Nacional de Telecomunicações que simplificam a autorização para esse tipo de serviço.
O post WhatsApp vai funcionar com sinal de satélite da Starlink, mesmo sem antena apareceu primeiro em AlagoasWeb.