A União das da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) deu início ao projeto “Rota da Merenda Legal” com o objetivo de posicionar a produção da agricultura familiar no mercado de compras institucionais, especialmente no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O lançamento aconteceu durante um encontro no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e reuniu 160 participantes de 13 municípios da região metropolitana, incluindo diretores escolares, nutricionistas e professores. A ação visa ampliar a participação dos produtos da agricultura familiar nas merendas escolares, ultrapassando os 30% mínimos previstos em lei.
A Unicafes-AL, que possui 34 cooperativas e cerca de 10 mil agricultores registrados, apresentou os produtos das cooperativas com destaque para a “Quitanda Coop”, principal vitrine do segmento. Durante o evento, os gestores puderam degustar e conhecer mais sobre a produção da agricultura familiar, que inclui bebidas lácteas, leite em pó, manteiga, arroz, frutas, legumes e hortaliças. O presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, ressaltou que o cumprimento do PNAE nas escolas, com a aquisição mínima de 30% dos alimentos da agricultura familiar, gera aumento na renda dos pequenos produtores e promove o consumo de alimentos orgânicos, além de dinamizar a economia dos municípios.
Além da apresentação dos produtos, o evento contou com uma palestra sobre a atualização normativa do PNAE ministrada pela nutricionista Ana Luna e com a apresentação de casos de sucesso em chamadas públicas da agricultura, realizada pelo secretário de Educação de Maceió, Elder Lima. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) anunciou que irá destinar 90% dos recursos do PNAE para a agricultura familiar, totalizando um investimento de R$ 8,5 milhões.
Representantes de diversos órgãos estiveram presentes no evento, como o superintendente do Sebrae Alagoas, o secretário de Educação de Maceió, um vereador da cidade, o presidente do Conselho de Nutrição da 6ª Região, além de representantes do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas e da Associação dos Procuradores Municipais de Alagoas.