Investigação Marmota acaba com grupo criminoso atuante em Alagoas e Rio Grande do Norte

Na última terça-feira (23), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) coordenou uma operação conjunta entre as Polícias Civil e Militar, com o intuito de prender membros de uma organização criminosa. Batizada de Operação Marmota, a ação cumpriu 15 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão em Maceió, Olho D’água das Flores e Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Fruto de investigações realizadas pela SSP, pela Divisão Especial de Investigação e Capturas (DEIC) e pelo 7º Batalhão da Polícia Militar, a operação é liderada pelo delegado Gustavo Xavier, diretor da DEIC, e pelo comandante do 7° BPM, tenente-coronel Gouveia.

Os mandados foram emitidos pela 17ª Vara Criminal da Capital com base em evidências técnicas que confirmam a participação dos envolvidos em crimes como tráfico de drogas, posse ilegal de armas de fogo e homicídios. As equipes policiais cumpriram os mandados em diversos locais, incluindo bairros em Maceió, Olho D’água das Flores e Natal.

O líder da organização criminosa reside em Natal, de onde coordenava as atividades do grupo em Alagoas. A operação foi nomeada de Marmota em referência ao roedor, conhecido por cavar buracos e hibernar por longos períodos.

Esta organização criminosa possui vínculos com uma facção nacional e, assim como as marmotas, utilizava-se de estratégias como escavar buracos próximos aos pontos de venda de drogas para escondê-las e evitar a ação das forças de segurança.

Até o momento, 10 pessoas foram presas, incluindo o líder da organização criminosa. Além das prisões, foram apreendidas diversas armas de fogo, drogas, dinheiro, celulares e outros equipamentos que passarão por avaliação oficial.

Participação das Forças de Segurança

Para a execução dos mandados, foram mobilizados policiais de diversos batalhões, companhias e divisões da Polícia Militar, bem como agentes da Polícia Civil, incluindo o Grupamento Aéreo da SSP.

No Rio Grande do Norte, a operação contou com a colaboração do delegado Erick Gomes e agentes da DEICOR/RN. A população também é incentivada a colaborar com as forças de segurança, denunciando crimes anonimamente por meio do Disque Denúncia.

O post Operação Marmota desarticula organização criminosa com atuação em Alagoas e Rio Grande do Norte apareceu primeiro em Alagoas Notícias | Você bem informado!.

By Notícias Alagoas

Confira