00:00:00
27 Nov

Depois de Guarajuba e Itacimirim, Ilha dos Frades tem Selo Bandeira Azul renovado

A praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, na Ilha dos Frades, em Salvador, teve o selo Bandeira Azul renovado para temporada 2020/2021. Esta é a sexta vez que a localidade recebe a honraria. Além da veterana, outras duas praias baianas vão receber o título: Guarajuba e Itacimirim, ambas localizadas no município de Camaçari. Já Stella Maris, Flamengo e Ipitanga, todas na capital baiana, estão em processo de comprovação das condições ambientais e também podem entrar para lista. 

O processo para obtenção do Selo está sendo executado através da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) junto com o Consórcio Temis/Nemus. O selo certifica a qualidade das principais praias ao redor do mundo e é distribuído pela Foundation for Environmental Education (FEE). 

A nova bandeira na Praia de Nossa Senhora de Guadalupe deve ser hasteada entre novembro e dezembro deste ano. Apenas quatro estados tiveram praias que serão certificadas com a Bandeira Azul. Santa Catarina lidera o ranking com 11 localidades. Em Salvador, o selo existe apenas na praia da Ilha dos Frades, e segue sendo pleiteado pelas praias de Stella Maris, Flamengo e Ipitanga. A certificação tem validade de dois anos, podendo ser renovada. 

O processo de adequação das praias de Stella Maris, Flamengo e Ipitanga, a fim de cumprir os critérios exigidos pelo programa para submetê-las a avaliação e certificação deverá levar aproximadamente dois anos, mas os trabalhos já tiveram início. Ontem (19) foi realizada uma rodada de articulação virtual que envolveu as secretarias e órgãos municipais e estaduais que têm atuação na região das praias. Durante o bate-papo on-line foram apresentadas as etapas do programa Bandeira Azul, assim como as etapas, ações e cronograma do projeto. 

Exigências
O prêmio ecológico e voluntário é concedido com base em uma série de critérios com foco em gestão e educação ambiental, qualidade da água, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social. No Brasil, o selo é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2005. 

Nos critérios exigidos pelo programa voltados a educação ambiental, por exemplo, estão o aumento da conscientização e a preocupação dos usuários das praias com o meio ambiente; promoção da formação dos funcionários da Prefeitura e dos fornecedores de serviços turísticos em temas ambientais e boas práticas; o encorajamento à participação dos agentes locais na gestão ambiental da área; e a promoção sustentável da área para recreação e turismo. 

Há ainda questões que envolvem o fornecimento de informações ao público sobre a qualidade da água, a criação de um comitê de gestão que ficará encarregado de garantir que todos as exigências sejam cumpridas, recipientes para descarte de lixo em bom estado de conservação e em número adequado, estruturas para receber material reciclável, entre outros. 

  • Confira as praias certificadas no Brasil: 

Praia do Tombo – Guarujá/SP 
Praia Grande – Governador Celso Ramos/SC 
Praia da Lagoa do Peri – Florianópolis/SC 
Praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, Ilha dos Frades – Salvador/BA 
Praia do Estaleiro – Balneário Camboriú/SC 
Praia do Estaleirinho – Balneário Camboriú/SC 
Praia de Piçarras – Balneário Piçarras/SC 
Praia do Peró – Cabo Frio/RJ 
Prainha – Rio de Janeiro/RJ 
Praia da Reserva, Rio de Janeiro/RJ 
Praia de Guarajuba – Camaçari/BA 
Praia de Itacimirim, Camaçari/BA 
Praia da Saudade (Prainha) – São Francisco do Sul/SC 
Praia do Forte, São Francisco do Sul/SC 
Praia de Quatro Ilhas – Bombinhas/SC 
Praia de Mariscal – Bombinhas/SC 
Praia da Conceição, Bombinhas/SC 
Praia Grande, Penha/SC

You may be interested

Homem de 20 anos é preso suspeito de matar a namorada de 15 anos em Pilar, AL
Alagoas +
50 Visualizações
Alagoas +
50 Visualizações

Homem de 20 anos é preso suspeito de matar a namorada de 15 anos em Pilar, AL

Maria Pazetto - 30/10/2020

Jovem tinha dois mandados de prisão em aberto pelos crimes de feminicídio e tráfico de drogas. Ele também é suspeito de comandar uma facção criminosa responsável pelo…

Detran reforça operação Lei Seca em AL para o feriadão de Finados
Alagoas +
16 Visualizações
Alagoas +
16 Visualizações

Detran reforça operação Lei Seca em AL para o feriadão de Finados

Maria Pazetto - 30/10/2020

Departamento de Trânsito dá dicas para uma viagem segura. Operação Lei Seca ganha reforço em Alagoas para o feriadão de Finados Ascom/BPTran Com o aumento do fluxo…

Andressa Urach diz que se sentiu mais usada na Igreja Universal que na prostituição
Brasil
16 Visualizações
Brasil
16 Visualizações

Andressa Urach diz que se sentiu mais usada na Igreja Universal que na prostituição

Maria Pazetto - 30/10/2020

Andressa Urach fez um desabafo nas redes sociais em que afirmou que nem quando trabalhou como prostituta se sentiu tão "usada" quanto no período em que esteve…

Most from this category