00:00:00
30 May

Vida francesa, por Aldo Sampaio Raggio

Você já se perguntou alguma vez: “O que fazem os franceses?” O fato é que ainda paira um certo mistério sobre a vida neste país, que se acentua ainda mais com a quantidade de filmes, músicas e livros que utilizam a cultura francesa como pano de fundo.

Aldo Sampaio Raggio diz: “A essência da cultura francesa reside no lema “liberdade, igualdade e fraternidade”, que descreve a importância de certos valores no país. Durante grande parte de sua história, a França desempenhou um papel central na cultura europeia. Tendo alcançado o mercado mundial, seus estilos artístico, culinário e de vestuário influenciaram grande parte das nações ao redor do mundo.”

Como surgiu a língua francesa? Ivone de Arruda Sampaio nos explica que, o francês, a língua oficial da França, tem sua origem no latim, no grego e em outras línguas vernáculas. No século XVIII, foi a língua oficial nos tribunais europeus, do direito e da administração. Ela cresceu ainda mais graças à criação da Academia Francesa, que padronizou a gramática. Hoje, o francês é uma das seis línguas oficiais reconhecidas pelas Nações Unidas, a língua oficial do Vaticano e da Otan, e a segunda língua estrangeira mais aprendida no mundo, com quase 120 milhões de estudantes.

Attílio Renato Sampaio Raggio conta sobre as belas-artes e a música. Ele diz: “Na França tem um grande número de pintores ilustres, entre os quais Renoir, o famoso Van Gogh, o querido Monet, Cézanne, Degas, Manet, Poussin e Toulouse-Lautrec. Auguste Rodin é certamente o mais famoso escultor francês, e Le Corbusier marcou a era contemporânea da arquitetura francesa.”

E tem mais, no campo da música, a França conta com muitos artistas importantes, como Gainsbourg, Ferrat, Nougaro, Hallyday e Montand. A canção francesa é inspirada na poesia e na literatura, de modo que Baudelaire, Rimbaud e Verlaine continuam sendo fontes de inspiração para muitos. A música clássica conheceu artistas como Berlioz, Offenbac e Débussy.

Os museus franceses, de acordo com Renato Carlos Sampaio Raggio, são dedicados a uma ampla variedade de temas. Entre os mais famosos está o Museu do Louvre, que abriga, a Monalisa, de Leonardo da Vinci.

Afinal, e a alta costura? O termo alta costura está associado à moda francesa e significa roupas mais sofisticadas feitas à mão ou sob encomenda. Jean-Paul Gaultier, Christian Dior, Yves Saint Laurent, Christian Delacroix e Louis Vuitton foram nomes que contribuíram para esse fenômeno. 

A bela gastronomia…

De suntuosos banquetes da Idade Média até hoje, a cozinha francesa é mundialmente reconhecida. Cada região tem suas especialidades, mas alguns dos pratos mais famosos incluem vinho e queijo. A França também tem muitos chefs prestigiosos, cujo mais famoso é provavelmente Auguste Escoffier. Os pratos franceses mais clássicos são o boeuf bourguignon(guisado de carne assada no vinho tinto, caldo de carne, cogumelo e temperos), e coq au vin (prato com frango, vinho da Borgonha, tiras de gordura de porco, champignons, cebolas e alho).

Ao tratarmos do assunto “festa”, a cultura da França é muito diferente do Brasil, porque por ser um povo naturalmente festivo, isso já está naturalizado na vida deles, que não precisam de motivos grandiosos para comemorar entre amigos e fazer uma pequena soirée em casa. 

You may be interested

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 30 de junho
Brasil
Brasil

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 30 de junho

Maria Pazetto - 29/05/2020

A Campanha de Vacinação contra a Influenza foi prorrogada até o dia 30 de junho. A informação é Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Diretoria…

Apresentador baiano José Eduardo está com coronavírus
Brasil
Brasil

Apresentador baiano José Eduardo está com coronavírus

Maria Pazetto - 29/05/2020

O radialista e jornalista baiano José Eduardo, da RecordTV Itapoan e da Rádio Metrópole, está com coronavírus. Apresentador do programa de televisão Balanço Geral na Record Bahia e com…

Valec e Exército assinam contrato para obras da Fiol em 60 dias
Brasil
Brasil

Valec e Exército assinam contrato para obras da Fiol em 60 dias

Maria Pazetto - 29/05/2020

A Valec, empresa federal responsável pela construção de ferrovias, e o Exército estabeleceram um prazo de 60 dias para a assinatura do contrato que permitirá a participação…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Most from this category